quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A Gravidade e o Self - uma relação entre corpo e símbolos

Apresentação de Nilce Silveira, fundadora da Associação Brasileira de Rolfistas (ABR)

Este livro, em que Maria Eduarda relata o caso de uma paciente com a qual trabalhou com Integração Estrutural e uma abordagem Jungiana , é um belo exemplo de como as duas técnicas podem ser complementares. O que mais me agrada neste trabalho é ver que as duas abordagens foram mantidas em sua integridade, propósitos e método.  A síntese ocorre na vida da paciente.

As 10 sessões  de Integração Estrutural foram realizadas de maneira tradicional, e as fotos da cliente mostram uma grande mudança em sua estrutura física, com repercussões óbvias no comportamento e maneira de estar no mundo. As sessões de colagem , realizadas sempre no dia seguinte às sessões de Integração Estrutural, mostram como foi se estruturando também a sua psique.

Interessantíssimo notar como na colagem feita após a primeira sessão de I.E.  a paciente escolhe seis  gravuras com figuras humanas. O corpo trona-se visível, passa a ser o tema .  Outro aspecto digno de nota  a respeito dessa mesma colagem:  ela escolhe uma gravura com a frase  “o futuro está a sua espera”. Em Integração Estrutural , dizemos que a primeira sessão é como um renascimento, o começo de uma nova vida. Mais uma vez, vemos os efeitos dos dois trabalhos dialogando entre si.

Se vemos na última foto da cliente uma integração de seu corpo, não poderíamos ver sua última colagem como uma foto de sua psique,  que nesse ponto está una e integrada? A grande contribuição deste trabalho, entretanto, é nos fazer perguntar o quanto as mudanças físicas contribuíram para essa integração e teriam essas mudanças ocorrido se não houvesse o trabalho psicológico concomitante?

Maria Eduarda seguiu os conselhos da Dra. Ida Rolf, a criadora da Integração Estrutural, ao buscar respostas para suas conjecturas na experiência real. Em seu livro  A Integração das Estruturas Humanas , a  Dra. Ida Rolf colocou na primeira página uma  frase do Buda , incitando as pessoas a não acreditarem em nada só porque foi dito, mas a buscarem  a comprovação de tudo na experiência. 

A relação entre o físico e o psicológico, o corpo e a mente, tem sido muito estudada nas últimas décadas.  Maria Eduarda foi buscar na sua experiência a prova disso, e o resultado foi a melhora e o bem-estar da cliente. Este livro é original, esclarecedor e pioneiro numa área ainda carente de estudos semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário