quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Psicóloga narra associação inédita entre postura e símbolo em novo livro

A tristeza que pesa uma tonelada, a depressão que amolece, o estresse que enrijece. A reação que a emoção exerce no corpo foi estudada pela integradora estrutural, psicóloga e coreógrafa Maria Eduarda Buarque e transposta para o livro Gravidade e o Self - uma relação entre corpo e símbolos, impresso pela editora Libertas. A obra, que nasceu de um artigo publicado com destaque em revista científica internacional, será lançada em noite de autógrafos nesta terça-feira (28), às 19h, na Livraria Cultura.

Pioneira na linha da Integração Estrutural (ou método Rolf) em Pernambuco, Maria Eduarda baseou o primeiro livro em experiências práticas observadas em consultório ou em trabalhos voluntários. Partindo da prática desenvolvida pela cientista norte-americana Ida Paoline Rolf, a autora mostra como o que se sente afeta a estética e a saúde, desorganizando a postura, impactando a qualidade de vida, diminuindo a amplitude do movimento.

O pilates, o Yoga, o RPG trabalham nesta linha de associação entre postura sã em corpo são, mas um dos maiores méritos de A Gravidade e o Self é, no entanto, fazer uma conexão inédita entre a estrutura do corpo e a psicologia, usando o método  de Ida Rolf e a leitura arquetípica de Carl Jung. “Talvez este seja um novo campo investigativo, mas fica um desejo de aprofundar e investigar mais a possibilidade desta troca entre as imagens e as sensações corporais”, provoca a autora.

"Buarque nos forneceu um olhar fascinante e instigante sobre o relacionamento entre os padrões físicos do corpo e as imagens simbólicas. Este livro é leitura obrigatória para qualquer pessoa que se veja intrigada pela forma como o significado permeia a estrutura", opinou a especialista norte-americana Marilyn Beech, editora do Anuário de Integração Estrutural (IASI). A apresentação de A Gravidade e o Self - uma relação entre corpo e símbolos é de Nilce Silveira, fundadora da Associação Brasileira de Rolfistas (ABR).

Perfil - Maria Eduarda Buarque estudou dança moderna, coreografia, música e Labanotation na Julliard School, de Nova York (1984 -1986). Depois segui para Londres, onde recebeu formação no Laban Center for Movement and Dance (1992-1993). De volta ao brasil, coreografou a Cia. de Dança Cais do Corpo de 1988 até 1997, trabalho que lhe rendeu vários prêmios.

O amor pela dança acabou levando Maria Eduarda a atuar na área de trabalhos corporais terapêuticos, em 1997. Um ano depois, formou-se no Método Rolf de Integração Estrutural pela Guild for Structure Integration (EUA). Dez anos depois, já movida pela associação do trabalho de Rolf e Jung, recebeu graduação em Psicologia. Atualmente, atende no Espaço Terapêutico Logos como psicóloga e integradora estrutural.

Serviço
Lançamento do livro A Gravidade e o Self - uma relação entre corpo e símbolos, noite de autógrafos com autora Maria Eduarda Buarque
Onde: Livraria Cultura – Paço Alfândega
Quando: Terça-feira (28), às 19h
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário